[Próximo artigo] [English] [Español]

Editorial: Uma nova iniciativa

Thomaz Kauark Chianca, Secretário Executivo da Rede CEDROS


Este número especial do Boletim Informativo da Rede CEDROS é dedicado, exclusivamente, a apresentar o resultado final da I Reunião do Componente Odontológico do Programa UNI (Uma Nova Iniciativa em Educação das Profissões daSaúde: União com a Comunidade), da Fundação W. K. Kellogg, que foi realizada nos dias 02 à 05 de maio de 1993, nas cidades de Tucumã e Buenos Aires - Argentina.

O Programa UNI é uma nova estratégia da Fundação W. K. Kellogg, que visa contribuir com o desenvolvimento de sistemas locais de saúde mais coordenados, eficazes e efetivos, integrados e integrais, igualmente acessíveis a todas as pessoas. Esta estratégia tem como base a integração de esforços entre instituições de ensino e serviços de saúde, somando a elas a parceria, fundamental e indispensável, da população usuária destes serviços através de suas entidades representativas.

O propósito de atuar no desenvolvimento de modelos de serviços locais de saúde, de formação e capacitação de recursos humanos e de participação comunitária, faz do Programa UNI uma estratégia de trabalho em profunda consonância com áreas prioritárias de atuação da Rede CEDROS. Desta forma, muitos dos trabalhos produzidos ou que venham a ser realizados pelos grupos de trabalho da Rede podem enriquecer o conjunto de projetos UNI, ou serem enriquecidos por experiências desenvolvidas pelos mesmos. Esta é a razão do esforço realizado por ambas as partes, em aproximar suas experiências.

Esta edição especial do Boletim, além de um maior número de páginas, traz também, como novidade, sua versão para o espanhol, facilitando a difusão deste trabalho em nível Latino Americano.

O objetivo principal desta publicação é o de proporcionar, à instituições e pessoas de diversos países, informações básicas sobre o trabalho que vem sendo desenvolvido pelos Projetos UNI em toda a América Latina.

Espera-se que estas informações sirvam de estímulo para o intercâmbio de conhecimentos e práticas intra e interpaíses, que possam refletir positivamente nos sistemas de saúde e de formação profissional, contribuindo desta forma com a melhoria das condições de saúde das populações.


[CEDROS Primeira página] [Próximo artigo] [Índice de artigos]

CEDROS


Copyright 1995 Rede CEDROS. Todos os direitos reservados.