[Último artigo] [Próximo artigo] [English] [Español]

Projeto UNI-Trujillo, Escola de Estomatologia da Universidade Nacional de Trujillo, Peru

Dr. Julio C.Vasques Vargas, Diretor Projeto Trujillo/Peru,
A Instituição e o Projeto UNI

A Faculdade de Ciências Médicas tem três Escolas: Medicina, Enfermagem e Estomatologia. A Estomatologia participou do Projeto desde sua formulação. O Dr. Gustavo Guardia dirige a linha de Projetos Complementares relacionada com a participação social e a melhoria das condições de vida, através da geração de empregos Moche. O projeto está dentro da linha conceitual da Escola.

Componente Acadêmico

1. Estudantes. Tem 54 alunos em níveis. Cada ano ingressam 15 alunos.

2. Docentes. As Ciências Básicas são ensinadas por docentes de outras escolas, dificultando a orientação de cada curso, em função do marco do conceitual do currículo. A Escola tem 11 docentes em tempo integral, todos com grau acadêmico de Bacharel. Só um tem segunda especialização em Estomatologia Pediátrica. O currículo destina mais de 50% dos crétidos ao trabalho comunitário; um docente está designado para o primeiro curso integrado das três Escolas da Faculdade.

3. Infra-estrutura. Compartilha o uso da infra-estrutura com as outras escolas da Faculdade; sua Clínica Docente-Assistencial funciona no âmbito do Projeto.

4. Sistema de Informação e Comunicação. O Conselho Britânico doou a biblioteca básica que cobre áreas básicas e clínicas. A Faculdade adquiriu um número de texto em espanhol. Não há recursos para subscrição de revistas, mas se tem acesso à BIEME, MEDLINE E LILACS.

5. Economia. A Escola não conta com oçamento próprio. Suas dotações orçamentárias estão incluídas no orçamento da Faculdade de Ciências Médicas, o que não pemite um cálculo do custo por estudante/ano.

6. Curiculum. É integrado, em espiral, orientado para a comunidade.

Componente Serviços

É desintegrado, individualizado, com enfoque curativo, com atendimento baseado em sistema de livre demanda, de baixa qualidade, horários inadequados, tarifas proibitivas, e sem um sistema de referência e contra-referência de acordo com níveis de assistência. Sua cobetura é escassa, com dupla atenção em certos grupos populacionais.

Componente de Participação Comunitária

1. Localização e Limites. Moches está situada ao sudoeste da cidade de Trujillo (a sete quilômetros).

2. Marco Histórico. Moche é o berço do reino Mochica-Chimú. É provável que sua data de fundação seja 13/12/1534.

Infraestrutura e Equipamento:

1. Vias de Comunicação. A Panamerica comunica Moche com Trujillo e Lima, e conta além disso com estradas pavimentadas e outras de terra, para comunicar-se internamente.

2. Principais Atividades Econômicas. agropecuária, pesca artesanal e comércio.

População

1. Número de habitantes. 16.420

2. Número de famílias. 1.934.


[CEDROS Primeira página] [Último artigo] [Próximo artigo] [Índice de artigos]

CEDROS


Copyright 1995 Rede CEDROS. Todos os direitos reservados.