[Último artigo] [English] [Español]

Projeto UNI-León

Dr. René Meléndez Gozález, Diretor do Projeto UNI, Vice-Reitor da Universidade Nacional Autônoma da Nicarágua.
Dr. Wiron Valladares
Dr. Róger Espinoza Abaunza, Coordenador do Componente Odontológico UNI na Faculdade de Odontologia, Universidade Nacional Autônoma de Nicarágua
Proposta Inicial

O UNI-UNAN, León , é um projeto interinstitucional, intersetorial e de caráter acadêmico que pretende introduzir mudanças na educação dos profissionais de saúde através da estratégia da interação e da cooperação entre a universidade, os serviços e a comunidade.

O Projeto em questão se desenvolve no Município de León, Nicarágua, situado na região leste do País e distante 90 Km. da Capital, com uma superfície de 1.114 km² de extensão e 172.010 habitantes (80% deles urbanos). Os serviços de saúde compreendem um hospital geral, uma clínica pediátrica, um hospital de doenças crônicas e um serviço de Atenção Primária, dividido em três territórios e com 27 unidades: 3 centros de saúde, 14 postos médicos (13 são unidades docente-assistenciais) dentro da área urbana e 10 Postos de saúde na área rural.

O Projeto persegue seis objetivos, a saber:

1. Desenvolver uma forma de trabalho conjunto entre a Universidade, o Ministério da Saúde, a Municipalidade e a Comunidade, através de seminários de motivação, convênios de cooperação interinstitucionais e a criação de estruturas de organização próprias para o Projeto.

2. Obter competência adequada do pessoal docente-assistencial e de cargos de direção, desenvolvendo seminários de metodologia de aprendizagem inovadora, visitas de troca de experiências sobre esta metodologia e programas docente-assistenciais baseados na comunidade, planos estratégicos de capacitação e formação de profissionais de enfermagem e, finalmente, realizando cursos sobre epidemiologia, diagnóstico comunitário, gerência em atenção primária, etc.

3. Complementar os recursos existentes, com a finalidade de melhorar a capacidade operativa e garantir o desenvolvimento das atividades docente-assistenciais.

4. Planejar e organizar adequadamente as ações de Docência-Serviço e o Sistema Local de Saúde, através de diagnósticos situacionais de saúde do Município, dos recursos humanos (locação, solicitações, capacidades, etc.), elaboração de planos estratégicos de formação de recursos para o setor saúde e de intervenção da saúde no Município, transformação curricular nas Faculdades do setor saúde, reorganização das ações de Docência-Serviço, reorganização dos serviços e pesquisas de ação-participação.

5. Fortalecer a participação social em saúde, a nível de bairros e regiões, com seminários de motivação e capacitação, pesquisas de ação-participação, elaboração de material educativo e análise da situação de saúde em conjunto com a comunidade.

6. Atingir um sistema de monitoramento e avaliação adequados.

Resultados

Para dar partida ao Projeto, foram definidas duas estratégias essenciais, obtendo-se, em cada uma delas, os seguintes resultados:

1. Definição de um Modelo Organizacional de Condução do Projeto, obtendo com isso a definição de um Modelo Organizativo Docente-Estudantil do trabalho comunitário, criando-se 117 Pirâmides Estudantis Multiprofissionais ativas, em 41 dependências (47.142 habitantes) com a participação de 1.033 estudantes procedentes de cinco carreiras, 45 tutores, 119 brigadistas de saúde e 19 líderes cumunitários; definir as premissas, objetivos e o conteúdo programático sobre "o que fazer do estudante na comunidade", execução do Módulo Introdutório a Tutores com o intuito de estandartizar os conhecimentos e apropriação da filosofia, princípios e conceitos prioritários de acordo com o perfil epidemiológico e higiênico-sanitário; elaboração de instrumento de avaliação e desempenho do estudante no trabalho comunitário; dar início ao processo metodológico para o monitoramento e avaliação do Projeto.

2. Definição da estratégia organizativa das estruturas de condução, conseguindo organizar a gerência e administração dos recursos materiais e financeiros; adequação e ajustes das estruturas de condução previstas, sendo o "motor do Projeto" o Comitê Executivo Ampliado; criação das Comissões por Componentes; definição de funções da Equipe de Direção Territorial e o ajuste da infraestrutura física, assim como a obtenção parcial de materiais básicos de apoio às atividades do Projeto.


[CEDROS Primeira página] [Último artigo] [Índice de artigos]

CEDROS


Copyright 1995 Rede CEDROS. Todos os direitos reservados.