[Último artigo] [Próximo artigo] [English] [Español]

Projeto UNI-Montevidéo Universidade da República, Uruguai

Dr. Alvaro Maglia, Assistente Acadêmico da Faculdade de Odontologia da República


O Programa APEX (Programa de Aprendizagem/Extensão) da Universidade da República, em Montevideu, Uruguai, membro dos Projetos UNI promovidos pela Fundação Kellogg, se desenvolve na região do Cerro de Montevideu, localidade da capital do país que compreende uma extensão de 47 Km[[twosuperior]] e uma população de 102.050 habitantes, segundo o censo de 1985 (estimando-se atualmente 110.000 habitantes radicados na região).

Nosso Programa Multiprofissional compreende a participação das seguintes unidades universitárias:

· Faculdade de Medicina, com suas escolas associadas de: Enfermagem, Nutrição e Dietética, Tecnologia Médica e Parteiras.

· Faculdade de Odontologia e sua escola associada de Tecnologia Odontológica.

· Instituto de Psicologia.

· Faculdade de Ciências Sociais, através de sua escola de Serviços Sociais e do Departamento de Sociologia.

· Escola de Ciência da Comunicação.

· Escola de Biblioteconomia e Ciências Afins.

Encontram-se em processo de incorporação as Faculdades de Direito, Ciências, Agronomia e Veterinária.

A coordenação inter-universitária é realizada através do chamado Grupo Universitário Multiprofissional, composto por representantes das coordenações e interações entre os diferentes componentes profissionais.

Existe também, um grupo de coordenação interinstitucional onde está representada a universidade conjuntamente com organismos extra-universitários com responsabilidade em ações sanitárias, o que permite discutir e implementar ações conjuntas.

No âmbito do Programa APEX, foram definidos dois programas com componentes odontológicos:

1. Educativo - preventivo na comunidade, multi e interdisciplinário, integrado aos sub-programas do APEX Cerro a serem desenvolvidos em organizações de região.

2. Educativo - preventivo - assistencial - a ser desenvolvido no Centro Odontológico.

Estes programas abragem as seguintes atividades:

Pesquisa Sócio-Epidemiológica

Formação do grupo de trabalho; definição da ficha de registro; capacitação de ajuste; realização dos estudos; processamento e análise dos dados; publicação dos resultados; programação do atendimento da saúde do sistema estomatognático.

Educação para a Saúde

Atividades dirigidas à profissionais da saúde, educadores e centros formadores da região, alunos dos centros formadores, população em geral, atividades dirigidas a formação de líderes comunitários.

Área Preventiva

Fortalecimento da implementação das campanhas de prevenção (sal fluorado); execução de programas comunitários de controle da placa microbiana; capacitação do pessoal de saúde e da população para prevenção e diagnóstico precoce do câncer bucal (incluindo auto-exame); normatização sobre medidas de bio-seguridade para o atendimento odontológico e difusão na comunidade; promoção de medidas que permitam uma evolução normal do sistema estomatognático; detecção e controle de disfunções e maus hábitos bucais.

Assistência Clínica

Sistema de trabalho: acessibilidade, cobertura, ergonomia; equipamentos e recursos tecnológicos adequados; técnicas a aplicar; tratamentos preventivos, reabilitadores, e de manutenção; centros de referência e contra referência; coordenação, derivação.

Determinação e Acompanhamento da População em Risco

Seleção da população alvo; estabelecimento de medidas preventivas a serem aplicadas de acordo com os fatores de risco detectados; estabelecimento de mecanismos que assegurem a participação comunitária a fim de manter sua saúde bucal.

Pesquisa

Promover linhas de pesquisa sobre: levantamento sócio-epidemiológico, gestão de serviços comunitários, tecnologia clínica apropriada; formação metodológica a nível de 2[[ordmasculine]] Grau; formação metodológica a nível de pós-graduação.

Coordenação

Prever e adequar os recursos necessários; agilizar as dotações correspondentes; definir níveis de complexidade; definir os centros de referências; coordenar as dotações efetivas; coordenação multi-profissional de recursos educativos.

Avaliação

Definir os métodos a aplicar; definir as pautas de avaliação das diferentes etapas; ajustar o programa de acordo com os resultados.

Para o cumprimento dos programas mencionados , foi prevista a designação de 26 docentes, a qual ocorrerá no momento da edição do presente Boletim. Este grupo de docentes terá a seus cuidados um número de 250 estudantes de diferentes níveis da carreira de Odontologia e de estudantes da Escola de Tecnologia Odontológica (assistentes dentais, higienistas e laboratoristas). Estes estudantes realizarão parte do seu curriculum no serviço e em ações de programa de saúde da sua melhor escolaridade.

Com respeito aos serviços, contamos com uma Policlínica Odontológica com 10 unidades dentárias. A mesma é de gestão e administração comunitária com o apoio do governo do Município de Montevideu, da Faculdade de Odontologia e do próprio programa APEX, e funcionará num extenso horário que compreenderá turnos matutinos, vespertinos e noturnos, operando durante todo o ano.

Estão sendo desenvolvidos sub-programas, a pedido de educadores que, atuando como representantes comunitários, colaboram na organização de ações de promoção de saúde, prevenção e detecção de problemas odontológicos na população escolarizada. Deste sub-programas alguns casos são destinados à Policlínica Odontológica para atendimento clínico.

Um dos pontos fracos tem sido a implementação da multiprofissionalidade, apesar de estar em andamento a incorporação do programa de saúde familiar de Santa Catarina (programa multiprofissional de saúde integral para uma população de 2.000 habitantes) e estar em estudo outras ações multi-profissionais dentro do Grupo Universitário Multiprofissional.


[CEDROS Primeira página] [Último artigo] [Próximo artigo] [Índice de artigos]

CEDROS


Copyright 1995 Rede CEDROS. Todos os direitos reservados.