[Último artigo] [Próximo artigo] [English] [Español]

Programa UNI-Tucumán Universidade Nacional de Tucumán

Dra. Rita Waserman de Cunio, Diretora Executiva do Projeto UNI-Tucumán

Identificação do Programa

Em Tucumán existem problemas na formação de pessoal, na prestação de serviço de saúde e na participação comunitária, idênticos aos que deram origem ao Ideário UNI da Fundação W.K. Kellogg.

Considerando esses problemas, a Universidade Nacional de Tucumán, através de suas Faculdades de Medicina e Odontologia, das Escolas de Enfermagem e Serviço Social, do Sistema Provincial de Saúde e da Municipalidade da cidade de San Miguel de Tucumán, elaboraram este programa em conjunto com líderes comunitários de uma importante área urbana da capital.

Propósito e Objetivos

O propósito é contribuir para melhorar as condições de vida e de saúde da comunidade radicada no território de SILOS selecionado (Área Operativa Sudoeste, 116.000 habitantes) através de mudanças favoráveis no nível dos serviços, na formação de recursos humanos em saúde e na participação comunitária.

Os objetivos gerais propostos tendem a desenvolver novos modelos Acadêmicos, de SILOS, de Participação Comunitária, e de Desenvolvimento de Líderes.

O Modelo Acadêmico está orientado para fortalecer mudanças curriculares da formação de pessoal de saúde, mediante o incentivo das atividades extramurais, do trabalho em equipes multidisciplinares, com ênfase em problemas de saúde mais freqüentes, e promovendo a investigação clínica, epidemiológica, gerencial e educacional.

O Modelo SILOS procura ampliar a cobertura com assistência integral e integrada, com enfoque familiar e por meio da participação de equipes multidisciplinares.

O Modelo de Participação Comunitária pretende alcançar um desempenho ativo na administração do SILOS e promover a aquisição de comportamentos que as segurem o autocuidado.

Os três Modelos incluem a identificação e fortalecimento de líderes.

Para cada um dos objetivos gerais formulou-se uma série de objetivos específicos.

Estratégias

Projeto UNI-Tucumán

A fim de permitir uma ótima relação entre os diversos grupos de trabalho que constituem os três componentes do Programa UNI, foram selecionados dois eixos estratégicos:

1) relativo aos elementos de poder nas relações

2) relativo ao processo.

No primeiro, se dá prioridade à difusão da informação para a participação ativa da comunidade na administração dos recursos, e ao fornecimento de elementos técnicos para a tomada de decisões.

Em relação à capacitação, previu-se: formação pedagógica para as instituições educacionais e profissionais dos Serviços de Saúde; realização de seminários interdisciplinares sobre conceitos e metodologias em Atenção Primária de Saúde, capacitação de "manzaneros" e "promotores de saúde", estímulo às ações de autoavaliação, capacitação de alunos para o estudo autônomo e grupal, e educação contínua do pessoal de saúde.

Todas as ações previstas neste Programa serão realizadas com um enfoque interdisciplinar, através dos conteúdos de Saúde Pública, Epidemiologia, Investigação e Programação Local Participativa.

O segundo eixo, relativo aos processos, inclui a investigação participativa inter-institucional, na qual, mediante um trabalho conjunto, serão estabelecidos fortes vínculos entre a docência, a investigação e os serviços.

Através da Programação Local Participativa, prevê-se aumentar a capacidade resolutiva dos serviços de saúde, incorporando. estudantes e docentes das quatro Instituições educacionais, formulando normas que privilegiem a prevenção primordial e a prevenção primária, a adequação da planta física dos serviços para oferecer funcionalidade e comodidade, e a realização de supervisões motivadoras e sistemáticas.

Atividades, Avanços Alcançados até Setembro de 1993

Se fôssemos hierarquizar os avanços, o mais importante e ponto de partida seria o da integração harmônica dos grupos participantes, tão diferentes e distantes no começo do Projeto. Todos os progressos alcançados são absolutamente pertinentes aos objetivos propostos.

Alguns objetivos Específicos do Projeto

Aumentar a cobertura de formação docente para pessoal docente e de serviços.

Progressos:

· Resposta positiva das diversas profissões que procuraram inscrição nos cursos de Formação Pedagógica superando as vagas previstas.

· Unificação de critérios entre acadêmicos e pessoal de serviços para o diagnóstico e tratamento nos Serviços de Saúde de Primeiro Nível de Atenção para o encaminhamento de pacientes.

· Importante assistência do pessoal de serviços e sobretudo do pessoal docente no Primeiro Seminário de Integração.

· Interessantes contribuições de propostas de cátedras e serviços para trabalho conjunto. Seminário satisfatoriamente avaliado pelos assistentes

Capacitar o pessoal docente e de serviços, comunidade em A. P. S. com ênfase na participação comunitária.

Progressos:

· Realizou-se um seminário com importante aproveitamento dos assistentes. Atividade avaliada satisfatoriamente pelos assistentes.

Melhorar a metodologia educacional para aumentar o rendimento acadêmico.

Progressos:

· Incorporação, no primeiro ano das carreiras envolvidas, de um Curso Introdutório de Metodologia da Aprendizagem.

· Encontra-se em estágio avançado a incorporação de pedagogas para as Carreiras de Enfermagem e Serviço Social.

· Concedeu-se outra atribuição aos pedagogos das faculdades de Medicina e Odontologia.

Criar um modelo acadêmico para fortalecer as mudanças curriculares, convertendo os serviços de primeiro nível de assistência em recintos adequados ao ensino e a aprendizagem, com participação da comunidade.

Progressos:

· Estão se realizando reuniões entre as cátedras da Fauldade participantes, para programar atividades educacionais conjuntas para estudantes. Algumas cátedras iniciaram neste período letivo atividade nos centros convencionais e não convecionais (provinciais, municipais, comunitários), centralizando a aprendizagem em solução de problemas.

· Participam do processo ensino-aprendizagem, pessoal docente e de serviço, com base em planejamentos conjuntos.

· O pessoal docente, incorporado à Faculdade de Medicina, tem determinado em sua designação a obrigatoriedade de desempenhar sua função nos serviços de primeiro nível de assistência.

· Os docentes das Faculdade participantes e os profissionais dos serviços assistem ao Curso de Epidemiologia Geral, cuja demanda de inscrição superou as vagas previstas.

Desenvolver a participação da comunidade para sua própria organização, a administração dos serviços de primeiro nível de seus problemas e o apoio à formação de recursos em saúde.

Progressos:

· Realizou-se um diagnóstico de situação em 22 quarteirões do Bairro Exército Argentino, com participação da comunidade.

· Organizou-se a comunidade em centros vicinais, com personalidade jurídica, formando-se um Conselho de Centros Vicinais.

· Constituiram-se diversas comissões de trabalho no UNI, com representantes comunitários que participaram das decisões.

· De forma ininterrupta e com participação crescente, vêm sendo mantidas reuniões semanais.

· Participação ativa da comunidade em Seminários de: Microempreendimento; Intercâmbio e aperfeiçoamento de líderes comunitários e em Desenvolvimento de projetos.

Melhorar a capacidade deliberativa dos serviços do primeiro nível de assistência.

Progressos:

· Iniciou-se a adequação da planta física dos centros de assistência municipais e dos provinciais, com mão-de-obra local e direção técnica municipal (primeira de três etapas).

· Compraram-se os elementos para reforçar o equipamento e os insumos dos serviços que estão sendo remodelados (quatro na primeira etapa), conforme o que foi determinado pela comissão especial.

· Foram comprados e postos em circulação dois veículos.

· Iniciou-se a elaboração de normas de diagnóstico e tratamento de duas especialidades.

· Iniciaram-se as reuniões entre serviços, cátedras de Farmacologia, Farmácia Oficial do SIPROSA, Farmácia Municipal para a elaboração de um Vademecum Básico.

· Encontra-se em fase de elaboração um modelo de organização da Área Operativa, perfil de cargos, atividades e funções, conforme a legislação vigente para o sistema provincial e municipal.

Realizar atividade integradas de todos os componentes do Projeto para a solução de problemas locais, com base em uma programação participativa.

Progressos:

· Realizou-se um seminário com peritos sobre metodologia participativa para a programação, com assistência dos três componentes.

· Iniciou-se a elaboração de um documento preliminar de Programação Local Participativa, com participação dos três componentes.


[CEDROS Primeira página] [Último artigo] [Próximo artigo] [Índice de artigos]

CEDROS


Copyright 1995 Rede CEDROS. Todos os direitos reservados.